raizes
É muito importante saber que se desenvolvem refletindo as adaptações do seu ambiente. As principais funções das raízes são: Absorver água e sais minerais, além de propiciar a fixação da planta no solo. Entretanto outras espécies de angiospermas têm raízes que desempenham outras funções, como armazenamento de nutrientes.
> Estrutura da raiz
Temos raízes do tipo fasciculada e do tipo axial ou pivoltante. Na fasciculada as raízes são finas, têm espessura uniforme e saem de uma mesma região do caule. Esse tipo de raiz é encontrado nas monocotiledôneas, como: milho e grama. Já na raiz axial há raíz mais grossa, da qual se ramificam raízes laterais mais finas, porém essas raízes laterais podem ser classificadas como secundárias, terciárias e etc. Esse tipo de raiz é dicotiledônea, como soja e feijão.
Exemplo de raízes fasciculadas e pivotante :
> Raizes subterrâneas
Coifa
A coifa é uma formação adaptada das plantas terrestres, aquáticas e aéreas, sua função é a proteção.
Região lisa
Rica em hormônio (axina), incentiva o crescimento da raiz e é caracterizada pela ausência de ramificações laterais. Nela há tecidos merismáticos.
Região pelífera
Essa região apresenta diversos tricomas, elas absorvem água e sais minerais, entretanto ela também ajuda na umidade da planta.
Região de ramificação
Nessa área há o desenvolvimento das raízes laterais secundárias, terciárias e etc. Com exceção da região de ramificação, as demais regiões são encontradas nos sistemas radiculares dos tipos axial e fasciculado.
Colo
É a zona de transição entre caule e raiz. Ela trabalha junto com o meristema primário.
> Raízes Aquáticas
São raízes que se desenvolvem dentro da água. Aguapés e vitória régia são exemplos desse tipo de planta. Essas raízes são finas e apresentam a coifa bem desenvolvida.
> Raízes Aéreas
São aquelas que se desenvolvem mantendo