RAIOS UV
UV é a sigla para ultravioleta, que é um tipo de radiação eletromagnética. A radiação é muito prejudicial ao ser humano, e pode ser dividida em UVA, UVB e UVC, e esses raios, ao entrar em contato com a pele do ser humano, fazem muito mal, e podem ser as responsáveis até mesmo por câncer de pele. Esses raios são invisíveis, e estão presentes tanto no inverno, como no verão, claro que com maior incidência no calor.
Significado de UVA
A radiação UVA é presente durante todo o ano, e atinge a pele quase que da mesma forma, tanto no inverno como no verão. Os raios UVA penetram profundamente na pele, e são os principais responsáveis pelo envelhecimento da pele e aparência. Essa radiação também tem uma participação em alergias, e predispõe a pele ao surgimento do câncer. Os raiovs UVA também estão presentes nas câmaras de bronzeamento artificial, inclusive em doses mais altas do que a radiação solar.
Significado de UVB
A radiação UVB é parcialmente absorvida pela camada atmosférica da terra, e sua parte que chega à Terra é responsável por danos à pele. A radiação UVB ocorre mais durante o verão, esse raio penetra superficialmente na pele e são os responsáveis pelas queimaduras do sol. Esse tipo de raio é mais invisivel, as vezes as pessoas pensam que só porque não ficaram vermelhas não foram prejudicadas, mas o raio UVB favorece muito o envelhecimento da pele.
UVC
Já a radiação UVC, é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, e é praticamente inofensiva. Essa radiação é altamente penetrante e danosa a saúde, e os seres humanos teriam sérios problemas se ela atingisse a superfície terrestre. Por esse motivo, é tão importante proteger a camada de ozônio, para evitar que raios cada vez mais fortes e potentes cheguem à Terra.
A radiação ultravioleta é definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400nm, sendo muito prejudicial aos seres vivos. A nossa atmosfera filtra a maior parte da radiação que o Sol emite, permitindo