Raios Alfa
Os raios alfa apresentam uma constituição semelhante à dos núcleos de hélio, isto é são formados por dois protões e doisneutrões, animados de grande velocidade, ou seja, são combinações fortes de protões e neutrões que são expulsos comgrande energia do seu núcleo de origem.Cada partícula alfa recebe a mesma quantidade de energia cinética do seu núcleo deorigem. Esta quantidade de energia é diferente para cada origem radioativa alfa e constitui uma característica que permitediferenciá-las. Os cálculos demonstram que esta quantidade determinada de energia pode explicar-se a partir do modelo decamadas do núcleo.
A energia das partículas pode ter valores de 1 a 8 MeV, com a qual alcançam velocidades de 10 000 km/s. Atuam comoprojéteis microscópicos com uma força de penetração bastante grande ao nível atómico.
Contudo, devido à sua massa, perdem rapidamente a sua energia cinética, pelo que estas partículas são rapidamenteabsorvidas a nível macroscópico.
Os raios alfa têm aplicação na medicina, nas áreas do diagnóstico e da terapia, para a destruição de tumores. Esta técnica érecente, e caracteriza-se pela produção de partículas alfa no interior do organismo. Isto é conseguido quer pela utilização deneutrões rápidos de 14 MeV, que provocam reações nucleares diretamente com os átomos do tecido afetado, com aconsequente expulsão de partículas alfa,