rafarais
365 palavras
2 páginas
As várias perspectivas das Ciências Sociais destacam aspectos diferentes da realidade social. É inteiramente correto dizer, de acordo com a visão de E. Durkheim que a sociedade é ?um fato objetivo que nos coage e até nos cria?. No entanto, também é correto dizer que:Caso concreto 1 (FCS) 1 – A sociedade é fundamentalmente importante para a formação de um determinado indivíduo. O indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização, que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser, admitido na sociedade.
2 – Na sociedade, em um determinado momento ou ao longo do tempo, decorrem acontecimentos que manifestam uma natureza coletiva, sejam eles os costumes, os sentimentos comuns ao grupo, os hábitos, as crenças, os valores, entre outros. Esse fato pode explicar as diferenças comportamentais e físicas entre os sexos.
Questão de múltipla escolha:
?A sociedade coloca a metade das crianças em saias, mas as adverte que não podem se mover de certas maneiras para não revelar o que está em baixo, enquanto que a outra metade usa jeans e macacões e são encorajados a subir em árvores e a jogar bola ou a outras atividades externas; se mais tarde durante a adolescência a metade que usa calças é exortada para ?comer como um rapaz crescido?, enquanto que a metade das saias é avisada para se preocupar com o seu peso e não se tornar gorda. Se a metade dos de jeans caminha de tênis ou botas, enquanto que a outra metade está de salto alto, então estes dois grupo de pessoas serão biologicamente e também socialmente diferentes. Seu músculos serão diferentes, como o seu reflexos, postura, braços, pernas, pés, coordenação entre olho e mãos, percepção espacial, entre outros. Eles também serão biologicamente diferentes se, como adultos, eles gastarem oito horas por dia sentados em frente de um mostrador visual ou trabalhar na construção ou em uma mina.
Fonte: Hubbard, R. Algumas ideias sobre a masculinidade