rafael sanzio
Índice
Introdução………………………………………………………..4
Rafael Sanzio…………………………………………………....5
Siena e Florença………………………………………………….5
Roma…………………………………………………………….6
Pesquisador………………………………………………………6
Arquitetura……………………………………………………….7
Política……………………………………………………………7
Últimos anos……………………………………………………..8
Obras principais………………………………………………….9
Técnicas e temáticas utilizadas……………………………..… .12
Obra escolhida “O casamento da virgem”………………….…13
Conclusão……………………………………………………....15
Bibliografia……………………………………………………. 16
Introdução
No âmbito da disciplina de História, foi-nos proposto pela professora realizar um trabalho sobre um tema aprofundado renascimento.
O pintor que irei abordar é Rafael Sanzio e irei caraterizar o artista, falando um pouco sobre a sua história, sobre as suas temáticas, composições, cores, sobre as suas obras e escolher uma na qual irei descrevê-la
Rafael Sanzio
Rafael Sanzio ou Santi, nasceu a 6 de abril de 1483 em Urbino, foi um pintor e arquiteto italiano da escola de Florença durante o Renascimento em Itália. Era conhecido por ser perfecionista e suave nas suas obras.
Giovanni Santi, poeta e pintor, era seu pai. Ensinou Rafael a pintar e introduziu-o à corte humanista de Urbino. Precoce, aos dezassete anos (em 1500) Rafael era já considerado um mestre.
Aos onze anos, Rafael foi levado pelo seu pai para ser aprendiz de Pietro Perugino, em Perúgia. Com este, Rafael aprendeu a técnica de pintura a fresco ou de pintura mural.
A sua primeira obra foi um altar que levou um ano de trabalho do artista mas que em 1789, foi seriamente danificada por um terramoto. Um dos seus trabalhos mais importante e o que mais se realçou foi “O casamento da Virgem” em 1504. Nesta obra existem algumas influências de Perugino na perspetiva e na relação proporcional entre as figuras. A disposição das figuras é, mais informal e animada que a do mestre que se encontra numa posição