Radição
1) A energia de um fóton de luz amarela é: a) igual à de um fóton de luz azul. b) menor que a de um fóton de luz vermelha. c) igual à de um fóton de luz verde. d) maior que a de um fóton de luz violeta. e) maior que a de um fóton de luz laranja.
2) A quantização da energia eletromagnética é evidenciada no efeito: a) Joule. b) paramagnético. c) fotoelétrico. d) Oersted. e) Doppler.
3) Uma superfície está sendo iluminada por uma lâmpada. Nesse caso, pode-se afirmar que a superfície está sendo irradiada com: a) prótons. b) partículas beta. c) elétrons. d) partículas alfa. e) fótons.
4) O dualismo onda-partícula refere-se a características corpusculares presentes nas ondas luminosas e a características ondulatórias presentes no comportamento de partículas, tais como elétrons. A Natureza nos mostra que características corpusculares e ondulatórias não são antagônicas, mas, sim, complementares. Dentre os fenômenos listados, o único que não está relacionado com o dualismo onda-partícula é: a) a ionização de átomos pela incidência de luz. b) o efeito fotoelétrico. c) o rompimento de ligações entre átomos pela incidência de luz. d) a difração de elétrons. e) a propagação, no vácuo, de ondas de rádio de freqüência média.
5) A relação massa-energia E = mc2, com c2 = 9,0x1016 m2/s2, atualmente é vista como um emblema da Teoria da Relatividade Restrita, de 1905. Porém, já no início da década de 1890, a Física necessária para obter essa relação estava disponível, e implícita na equação do Eletromagnetismo Clássico, que põe em correspondência a quantidade de movimento e a energia de uma onda eletromagnética. No entanto, cabe inegavelmente a Einstein o mérito de tê-la generalizado. Essa relação permite concluir que, se aquecermos um corpo, fazendo com que ele absorva 90kJ, sua massa irá aumentar: a) um centésimo de