Radiotividade
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordarei alguns fatos nos quais passam despercebidos sobre a Radioatividade, sua utilização, osfísicos/químicos/cientistas que fizeram suas descobertas, de onde ela surgiu, qual suas utilidades, seus malefícios e alguns relatos sobre ela.
DESENVOLVIMENTO
A radioatividade natural foidescoberta por volta de 1896, pelo físico francês Henry Becquerel (1852-1908), ele percebeu que o elemento Urânio emitia radiações ao deixar filmes fotográficos em contato com o elemento radioativo. Osfilmes apresentaram manchas e Becquerel conclui que se tratava dos raios emitidos por sais de Urânio. Como se vê, o Urânio se trata de um elemento natural.
Produz-se a radioatividade induzida ouartificial quando se bombardeiam certos núcleos atômicos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo bombardeado formando um novo núcleoque, se torna instável e se desintegra posteriormente.
A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia destas partículastem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o que, por ser instável, se desintegra posteriormente. Foi descoberta quando se bombardeou núcleos de boro e alumínio com partículas alfa,após cessar o ataque com partículas os núcleos continuaram emitindo radiação. Infelizmente esta descoberta foi usada para programar o próprio fim do homem, o estudo das reações nucleares e a busca denovos isótopos radioativos artificiais levou ao descobrimento da fissão nuclear e ao posterior desenvolvimento da bomba atômica.
Mas existe uma utilidade interessante de isótopos radioativosproduzidos artificialmente, diz respeito ao carbono 14 (C14). Sabe-se que esta espécie carbônica possui uma meia-vida de 5.730 anos aproximadamente. A utilização deste conceito se faz importante na...