Radiotividade prévia
São Paulo SP
Setembro / 2014
Radioatividade
São Paulo, SP.
2014
Sumário
Sumário
Resumo
Introdução
Radioatividade é o fenômeno onde um átomo emite partículas capazes de interagir com outros elementos, como realizado na primeira experiência na qual partículas radioativas foram usadas para marcas uma lâmina fotográfica. Neste trabalho será falado sobre os benefícios da radioatividade, seu uso na fissão nuclear, seus benefícios, seu uso em usinas nucleares e também falaremos sobre radioatividade nuclear.
O que é
Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.
Alguns átomos como os do urânio, rádio ou tório são instáveis (resultado da combinação de nêutrons e prótons). A liberação de energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável (desintegração nuclear) e o núcleo começa a perder partículas alfa, beta ou raios gama.
Na medicina nuclear, a radiação gama (um tipo de radiação eletromagnética) é utilizada na imagiologia, processo de realização de diagnósticos através da análise de imagens obtidas com recurso a partículas radioativas, por exemplo, mamografia, tomografia computadorizada, ultrassonografia ou a popular radiografia (raio-X). A longa exposição de organismos vivos à radiação pode provocar graves lesões no corpo, doenças diversas ou morte.
O fenómeno de