Radiologia
CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DE RADIOLOGIA
O código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias a boa e honesta praticas das profissões do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar de Radiologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais correlatas.
O Técnico e Auxiliar de Radiologia, no desempenho de suas atividades profissionais, deve respeitar integralmente a dignidade da pessoa Humana destinatária de seus serviços, sem restrição de raça nacionalidade, partido político, classe social e religião.
O alvo de toda a atenção do Técnico e Auxiliar em Radiologia é o cliente/paciente, em benefício do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade técnica e profissional.
- O Técnico e Auxiliar em Radiologia tem obrigação de adotar uma atitude dê solidariedade e consideração a seus colegas, respeitando sempre os padrões de ética profissional e pessoal estabelecidos neste código, indispensáveis a harmonia e a elevação de sua profissão, dentro da classe e no conceito da sociedade.
O Técnico e Auxiliar em Radiologia deve reconhecer as limitações de suas atividades, procurando desempenhar suas funções segundo as prescrições medica e orientações técnicas do Coordenador Técnico do serviço.
Deverá o ou Técnico em Radiologia, empregado ou empregador, respeitar as normas da instituição utilizadora dos seus serviços, desde que estas não firam o presente Código de Ética.
O Técnico e Auxiliar em Radiologia deve recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal. Preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade, pela sua reputação pessoal e profissional.
Reconhecer as possibilidades e limitações no.