radiologia
Em estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, onde teve como colaborador o Prof. Dr. Mark Robert Towler , revelou-se que a microarquitetura da unha possui semelhanças para a qualidade do osso. Ambos possuem uma substância importante para manter sua força, sendo a presença de queratina na unha e colágeno em ossos usados para a força estrutural. Segundo especialistas baixa quantidade desta substância na unha indica que os ossos podem estar com o mesmo problema. (SUN et al, 2009, p. 85)
O Bone Quality Test (BQT) é o novo biomarcador desenvolvido pela Crescent Diagnostics Limited para analisar a estrutura da unha e avaliar a saúde óssea. A equipe do Dr. Mark Towler desenvolveu a espectroscopia Raman, que pode detectar em seu estágio inicial a osteoporose pela medição do teor de ligação de dissulfeto do prego. A espectroscopia de Raman possibilita uma análise da unha humana para BQT através de um feixe de laser que atinge a unha, a luz refletida fornece dados da estrutura das pontes de dissulfeto na unha, ao avaliar os comprimentos de onda da luz refletida, a análise sobre o nível e os tipos de ligações químicas presentes podem ser obtidos. BQT ainda é uma nova tecnologia em investigação para aplicabilidade clínica com poucos dados disponíveis. (SUN et al, 2009, p. 85)
De acordo com o Dr. Mark Towler, líder da equipe Materials & Surface Science Institute (MSSI), na Universidade de Limerick na Irlanda.
O atual método de determinar se alguém está sofrendo de osteoporose é expor seu corpo aos raios X de baixo nível chamado DEXA (Dual absorciometria de raio-x) scans que medem a densidade mineral óssea (BMD) . Este procedimento, que acontece nos hospitais, é demorado, exige pessoal treinado e envolve o uso de uma grande máquina, das quais apenas uma certa quantidade estão disponíveis em todo o país. (TOWLER apud UNIVERSITY OF LIMERICK, 2007, tradução nossa)
Exame de apêndices