Radiologia
A confecção correta e adequada de cada acessório é outro fator de grande importância para a reprodutibilidade e sucesso dos tratamentos tal como planejados, sobretudo porque a maioria dos tratamentos é feita em sessões diárias.
O técnico de radioterapia, responsável por esse setor, deve ter conhecimento das técnicas de planejamento e domínio sobre os materiais, as máquinas e equipamentos utilizados na oficina e as técnicas de confecção dos acessórios requeridos para cada tratamento.
Os principais materiais usados na confecção dos acessórios, bem como as técnicas para confeccioná-los. 2 – Materiais: Os materiais mais comumente usados para confecção dos acessórios são:
a) Cera de abelhas. b) Chumbo. c) Gesso.
d) Cerrobend®®. a) Cera de abelhas:
Para confecção de bólus, máscaras e moldes em geral usa-se um material equivalente ao tecido humano qualquer material utilizado para simular um tecido necessita reproduzir as suas características físicas de atenuação e espalhamento. A cera de abelhas, por apresentar características semelhantes às do tecido humano, ter baixo custo, e ser de fácil manuseio, é um dos materiais mais usados. Quando aquecida, ela se torna liquefeita, o que permite ser moldada e esculpida no formato desejado. Mas é importante ter cuidado e atenção, porque ela esfria e endurece rapidamente.
b) Chumbo: O chumbo é um metal de alta densidade utilizado para atenuação do feixe de radiação. Entretanto, seu elevado ponto de fusão (327ºC) dificulta a