radiologia
A
DE
OMBRO
A Artrografia é exame dos espaços articulares com injeção de contraste, pode ser feita em todas as grandes e em muitas das pequenas articulações do corpo. Pode-se injetar material radiopaco e ar, freqüentemente ambos, pneumoartrografia, o que é seguido da radiografia simples ou da
Tomografia
Computadorizada. Esta técnica tem a vantagem de proporcionar realce de contraste e permitir a amostragem de líquido no espaço articular.
Contudo, esses exames são invasivos e só mostram a parte interna do espaço articular.
Ombro Doloroso
É uma síndrome caracterizada por dor e impotência funcional de graus variados, que acomete estruturas responsáveis pela movimentação do ombro, incluindo as articulações, tendões e músculos, ligamentos e bursas.
A estes sintomas se agregam aqueles que caracterizam transtornos ou afecções locais ou a distância de implicações etiopatogênicas no aparecimento da síndrome.
Anatomia Local
Articulações:
O ombro é formado por três articulações (glenoumeral), acrômico-clavicular e esternoclavicular e uma região de deslizamento entre a escápula e região torácica, que são essenciais para todos os tipos de movimentos realizados pelo ombro.
Tendões e Músculos:
O principal grupo muscular responsável pela movimentação do ombro é o manguito rotador. O manguito rotador é formado pelos seguintes músculos:
Supra-espinhoso;
Infra-espinhoso;
Subespacular e Redondo menor.
Possui inserção tendinosa no úmero, facilitando a estabilidade e propiciando movimentações.
Supraespinhos o; Supraespinhos o; Infraespinhos o Bursas:
A principal é a bursa subacromial localizada acima do tendão do músculo supra-espinhoso e abaixo do acrômio.
Ligamentos:
São responsáveis pela estabilidade da articulação. Os principais são:
A cápsula gleno-umeral;
E o ligamento coracoacromial.
A frequencia aproximada das causas do ombro doloroso é a seguinte:
Bursites