radiologia
A cefaleia foi um dos sintomas prevalentes. Os dados encontrados demonstram que 12,5% dos técnicos em radiologia a apresentam uma vez ao mês; 12,5% duas vezes, 12,5% cinco vezes, 25% referem mais de cinco episódios por mês e 25% referiu não ter dores de cabeça habitualmente.
Um estudo feito junto a 168 trabalhadores da equipe de enfermagem de uma comunidade hospitalar concluiu que 98% destes sujeitos referiram apresentar este sintoma no cotidiano de sua ocupação. As dores de cabeça, embora comuns, podem intervir negativamente no desempenho do trabalho, considerando que a dor limita e produz sofrimento.11
Doenças autorreferidas
Ao serem indagados sobre como consideram suas condições de saúde, 62,5% referiram sentirem-se em ótimas condições. Esse resultado complementa o dado sobre a frequência de adoecimento no período de um ano, no qual 100% dos profissionais responderam que não adoecem facilmente, o que representa um dado animador, considerando-se a grande exposição ao risco físico a que se sujeitam por conta de sua ocupação; porém, não afasta a preocupação, tendo em vista que muitos efeitos insurgem após muitos anos de atividade.
Denominam-se Efeitos Estocásticos quando os danos são proporcionais à dose recebida e pode levar até