Radiologia
CURSO TÉCNICO DE RADIOLOGIA / TURMA TR74
MATÉRIA FISICA QUANTICA
PROFESSORA MICHELLE MAGNAGO
ALUNA FERNANDA DOS SANTOs
ATOMÍSTICA
INTRODUÇÃO / HISTORIA
O conceito de um átomo deriva de conceitos da teoria quântica, Ao longo do século XX tornou-se muito importante o estudo dessa matéria para o pensamento químico atual.
O básico ensinado no ensino médio de relevante para compreender o mundo mais é importante que os estudantes se atualizem estudando alem da matéria em níveis macroscópicos colocando o átomo como constituinte dos materiais.
Alguns filósofos da Grécia Antiga já admitiam que toda e qualquer matéria fosse formada por minúsculas partículas indivisíveis, que foram denominadas átomos (a palavra átomo, em grego, significa indivisível A= não, TOMO = parte).
No entanto, foi somente em 1803 que foi comprovada cientificamente a idéia de átomo, Surgiu então à teoria atômica clássica da matéria. Segundo essa teoria, quando olhamos, por exemplo, para um grão de ferro, devemos imaginá-lo como sendo formado por um aglomerado de um número enorme de átomos de ferro.
Em 1924, um físico francês chamado Louis de Broglie sugeriu que, assim como a luz, os elétrons podiam agir como partículas e ondas. A hipótese de Broglie logo foi confirmada por experimentos que mostraram que os feixes de elétrons podiam ser difratados ou curvados com sua passagem através de uma fenda, da mesma maneira que a luz.
Hoje em dia o modelo atômico atual resulta do aprimoramento de modelos elaborados ao longo dos séculos, admite que um átomo possua núcleo em torno do qual se movimentam os elétrons este movimento e denominado dual (onda/partícula). Tal movimento não pode ser completamente descrito, uma vez que as trajetórias dos elétrons são indeterminadas. Contudo, é possível calcular a probabilidade de encontrar os elétrons em setores determinados em torno do núcleo atômico.
O átomo é atualmente entendido como um sistema quântico: os elétrons do