RADIOLOGIA
Na área da saúde, em especial na radiologia, a informática tem apresentado a função de melhorar o desempenho dos aparelhos, fazendo-os gerar resultados em menos tempo e de forma mais confiável. Sem falar na economia, reduzindo desperdício de filmes no caso do raio-x, já que antes de mandar para impressão o técnico pode verificar se a imagem ficou boa ou não.
Isso com certeza além de aumentar o lucro das clinicas e hospitais, faz com que os clientes (pacientes) tenham menor tempo de exposição a elementos radioativos. Para o radiologista, os benefícios também são muitos, desde menor tempo para cada exame, passando por melhorias na qualidade da imagem e maior facilidade para realização dos exames. Nesse trabalho vou apresentar alguns dos benefícios que a informática trouxe para radiologia em especial para o raio-x, onde acredito foi um grande salto, pois a diferença entre o raio-x convencional e o raio-x digital são extramamentes grandes. Vou falar também sobre os novos equipamentos da Kodak, essa nova tecnologia que irá revolucionar ainda mais o setor de radiologia.
RADIOLOGIA DIGITAL x RAIO-X CONVENCIONAL
Há algum tempo a radiologia vem evoluindo a passos largos. E põem evolução nisso, no raio-x convencional além do exame ser um pouco mais demorado, as imagens são verdadeira surpresa, pois a imagem só pode ser vista após a revelação do filme, ou seja, se não ficou boa tem que tirar novamente, expor o paciente novamente a radiação. Com o raio-x digital tudo isso mudou, você visualiza na tela do computador a imagem, vê se ficou boa, para depois mandar para impressão. Isso sem falar que você pode clarear a imagem ou escurecer a mesma, caso ache necessário. E a tal da câmera escura, no raio-x convencional você tem que entrar num quarto escuro onde não se enxerga nada, tirar o filme do écran e colocar na processadora, não esquecendo de não abrir a porta antes da processadora dar o