radiologia odontologica
Bem-vindo
Revista Periodontia
Maio/Dezembro-1999
RADIOGRAFIA POR SUBTRAÇÃO EM PERIODONTIA
Sinopse
CURY, P.R.; NASCIMENTO, L.M.C.*
TABA JR., M.**
Abstract
CAMPOS JR., A..***
SALLUM, E.A.****
SINOPSE
Radiografias intra-orais são utilizadas para avaliar o suporte ósseo no diagnóstico de periodontite. Como as radiografias fornecem uma medida da severidade de perda óssea em um tempo determinado, radiografias em série devem ser comparadas para determinar se a periodontite está progredindo. A avaliação radiográfica da perda óssea alveolar pode ser realizada pela interpretação visual ou análise digital da imagem.
Enquanto que a interpretação visual de radiografias não padronizadas é insensível a sutis mudanças ósseas, quando métodos computado-rizados são utilizados, radiografias padronizadas podem permitir medidas de mudanças ósseas muito pequenas. Novas técnicas, tal como a subtração radiográfica digital, permitem a detecção de mudanças ósseas muito pequenas para serem vista pelos olhos por si só, e são técnicas altamente sensíveis e específicas. A técnica de subtração radiográfica para radiografias dentais é descrita.
file:///D|/1999/mai_dez/rad-subt/rad_subt.html (1 of 13)16/10/2007 13:38:10
Radiografia por subtração em periodontia.
UNITERMOS
Subtração radiográfica, diagnóstico periodontal, quantificação de perda óssea. INTRODUÇÃO
A subtração de imagens foi introduzida em 1934 para radiografias médicas, e tem grande aceitação na medicina. Inicialmente, o desenvolvimento da técnica foi motivado pela necessidade de exames angiográficos não invasivos, e o seu sucesso conduziu ao uso da técnica em outros sítios anatômicos21.
A aplicação da subtração radiográfica na odontologia iniciou-se, primeiramente para estudar a vascularização arterial da mandíbula, e hoje seu uso é indicado em diversas especialidades6,12.
Em periodontia, a subtração radiográfica tem sido utilizada