Radiologia odontologica
Prof. Lindolfo Jorge
INTRODUÇÃO
O exame radiográfico assumiu grande importância na odontologia. Ele nos dar informações que, antes do seu aparecimento; Só poderiam ser procuradas ou obtidas, através de cirurgia ou autópsia. Alterações patológicas podem ser descobertas no seu estagio inicial, facilitando assim a resolução de tais problemas. Mas o exame radiográfico também pode ser utilizado para descobrir, confirmar, classificar, localizar e definir quando possível qualquer tipo de patologia em um paciente.
Mas para uma melhor compreensão do estudo radiológico em odontologia é de fundamental importância o conhecimento da anatomia dental, bem como dos reparos anatômicos circunvizinhos, em outras palavras, conhecimento detalhado da anatomia buco facial.
O CRÂNIO
É dividido anatomicamente em três partes: Terço superior, terço médio e terço inferior.
Terço superior: é composto pelos os ossos da caixa craniana:
Frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, etmóide.
Terço médio: é composto pela maxila, zigomático, lacrimais, ossos nasais e vômer.
Terço inferior: é composto pela mandíbula. Em relação a radiologia odontológica daremos uma maior atenção a maxila e a mandíbula, pois são nesses ossos que estão localizados os dentes. Crânio
•
Terço superior
•
Terço médio
•
Terço inferior
Maxila
A Maxila é um osso par, irregular e situado no terço médio da face, mas precisamente no centro. È um osso muito leve devido a sua composição esponjosa. È na maxila que esta localizado o maior dos seios paranasais, o seio maxilar, este responsável pelo equilíbrio da face. Os dentes situados na maxila estão em intimo contato com o seio maxilar, devido a suas raízes, principalmente os molares e pré-molares.
Na face anterior da maxila encontra-se um reparo anatômico denominado Forame infra-orbitário que é muito utilizado para técnicas odontológicas, principalmente as extra orais.
Maxila
MANDÍBULA
É um osso único, situado no terço inferior