Portugu s variedades linguisticas
O QUE É VARIEDADES LINGUÍSTICAS?
Compondo o quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadas variedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais.
LÍNGUA CULTA
Caracteriza pela correção gramatical,ausência de termos regionais ou gírias,bem como pela riqueza do vocabulário e frases bem elaboradas.Salvo varias exceções é linguagem dos jornais, livros e etc...
Ex: -Está chovendo muito hoje não acha?
-Sim está, mas espero que essa chuva pare logo pois estou indo para a praia hoje.
LÍNGUA CULTA
LÍNGUA COLOQUIAL
É aquela que usamos no dia dia , nas conversas informais, com os amigos,bate papo, descontraída que dispensa formalidades.
Ex:-Tá chovendo bastante hoje né?
-É, só quero que passe logo porque eu to indo pra praia hoje.
LÍNGUA COLOQUIAL
LÍNGUA VULGAR OU INCULTA
É própria das pessoas sem instrução. Infringe totalmente as convenções gramaticais. É também uma fala espontânea do povo, só que crivada de plebeísmos, isto é, expressões vulgares, grosseiras, redundantes
(pleonasmo vicioso), palavrões e gírias.
Ex: Nóis vai, ele fica
LÍNGUA VULGAR
LINGUA REGIONAL
São derivações das línguas originais, com modificações em sua estrutura, neologismos, e sotaque diferente. A expressão “lingua regional”também pode referir-se a uma língua que é falada em uma determinada região ou localidade, ou seja, uma língua local. está diretamente ligada às regiões geográficas. Tem um patrimônio vocabular próprio, típico de cada região.
Ex: Barbaridade tchê
LÍNGUA REGIONAL
LÍNGUA TECNICA
É constituída por palavras relativas a determinada profissão e se usam nesse contexto: um medico por exemplo usa termos que não sucede a qualquer falante.
Ex:A terapia teve um efeito idiossincrático com prognóstico favorável no caso de pronta supressão. Traduzindo: O remédio teve efeito contrario, mas não causará problema se suspenso logo.
LÍNGUA TECNICA