Radiologia Odontologica
de
Técnicas
Odontológicas
Grupo : Ariana ,Fabiana , Fernanda , Jennifer , Paula .
Sala : R9 Pep
Proferssor : Luciana Cathoud
O Processamento Radiográfico
Introdução :
O primeiro estágio da formação da imagem latente é a absorção de fótons de luz pelos íons de brometo de prata. Não conseguimos distinguir os grãos modificados devido à luz que receberam dos grãos não expostos.
No entanto, os grãos expostos são muito mais sensíveis à ação do revelador químico. A distribuição desses grãos invisíveis no filme que foram ativados pela luz é que formam a imagem latente.
Quatro processos são necessários para a obtenção do filme: Revelação, Fixação, Lavagem e Secagem.
Aparelho :
O aparelho de processamento radiográfico funciona da mesma forma que o manual exceto pelo fato de os rolos comprimirem os filmes removendo todo o excesso de solução reveladora antes de eles passarem para a solução fixadora .
Funcionamento Revelação :
Ativação: a função do ativador, geralmente carbonato de cálcio, é amolecer e expandir a emulsão para que o redutor possa alcançar os grãos sensibilizados pela luz.
Conservação: o sulfeto de sódio ajuda a proteger os agentes redutores da oxidação que se dá com o contato com o ar. Também reagem com produtos da oxidação para reduzir sua atividade.
Endurecimento: o glutalaldeído é utilizado para impedir o amolecimento excessivo da emulsão. Isto é necessário em processadoras automáticas que transportam os filmes através de rolos.
Fixação :
Após passa pelo revelador, o filme é transportado para um segundo tanque que contém uma solução fixadora.
O fixador é uma mistura de várias soluções químicas que desempenham as funções:
Neutralização: quando o filme sai do revelador, ele ainda está molhado pela solução reveladora. É necessário que se estanque o processo para evitar uma revelação excessiva e o aumento do fog do filme.
Utiliza-se o ácido