radiografia panoramica
A radiografia panorâmica é uma técnica radiográfica que permite uma visão global de todas as estruturas que compõem o complexo maxilo-mandibular, ou seja, os dentes, tecido ósseo de suporte e estruturas anatômicas adjacentes. O principal inconveniente dessa técnica é que a imagem resultante é uma radiografia seccional produzida pelo movimento do aparelho, e como todas as outras formas de tomografia, somente as estruturas dentro da área de corte serão evidentes e em foco na imagem final. Nessa radiografia o corte ou a área focal é projetado para ter o formato de uma ferradura, correspondendo ao formato da arcada dentaria. A qualidade da imagem geralmente é inferior as obtidas pelas técnicas de radiografia intraoral e sua interpretação é mais complexa.
-Princípio da tomografia: movimento sincrônico e antagônico do cabeçote e do filme torna não visível as estruturas aquém e alem da camada de interesse, ou seja, o filme o cabeçote do aparelho giram em sentidos opostos a uma mesma velocidade, de maneira que as estruturas que estejam num ponto central chamado fulcro resultem definidas, e as que não se encontram nesse ponto, sejam distorcidas. (feixe de cima pra baixo e de dentro pra fora)
-Princípio orto-pan-tomográfico: o corto tomográfico apresenta forma parabólica (forma das arcadas dentárias). (fora pra dentro e de baixo pra cima)
-Radioproteção: avental, biombo. *Não se usa protetor de tireóide.
- Preparação do paciente:
*Deve-se pedir ao paciente que retire quaisquer brincos, jóias, prendedores de cabelo, óculos, próteses removíveis ou aparelhos ortodônticos moveis.
* O procedimento e os movimentos do equipamento devem ser explicados, para tranqüilizar o paciente e se necessário, utilizar uma exposição de teste pra mostrar ao paciente os movimentos do equipamento.
-Posição do paciente:
*O paciente deve ser posicionado no aparelho de maneira que sua coluna esteja ereta e deve ser instruído a segurar qualquer apoio