Questões Sobre o Filme: Quase Deuses
Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem
Departamento de Enfermagem
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Aluna: Ana Cecília Menezes Lopes
Filme: Quase Deuses.
1) O que você esperava do filme?
Eu não havia assistido ao filme ainda apesar de já conhecer o título por recomendações. Não fazia ideia de que o filme fosse trazer questões tão profundas. O pensamento que eu tinha, principalmente ao tentar fazer uma relação com o título, era de que o mesmo falava a respeito de médicos que ajudavam pessoas e eram “Quase Deuses” para elas. Esta era a minha concepção. Surpreendi-me com as questões abordadas e com a própria história em si, sendo completamente diferente daquilo que imaginava.
2) Relação entre o filme e a pesquisa.
Ao assistir o filme “Quase Deuses”, somos capazes de observar as características do conhecimento empírico, que se caracteriza pelo conhecimento que é adquirido pela experiência e vivência do povo, não sendo comprovado cientificamente. Ao observar o personagem Vivien Thomas, percebemos que mesmo com um limitado grau de educação formal teve uma participação fundamental no desenvolvimento de técnicas usadas para o tratamento cardíaco. No que diz respeito ao Doutor Alfred Blalock podemos encontrar as características do conhecimento científico onde ele usa os cães como cobaias até obter provas concretas de que a técnica usada funciona. É posto em evidência, também, o conhecimento religioso, percebido na cena que mostra um casal indo pedir opinião ao padre a respeito da cirurgia que poderia ser realizada em sua filha e salvar a sua vida, e o padre afirma que o homem não pode operar milagres o que caracteriza um conhecimento dogmático, ou seja, religioso.
3) Pontos chave narrados no filme.
O filme “Quase Deuses” narra a historia de Vivian Thomas, que foi um homem negro que enfrentou diversas dificuldades durante toda a sua vida principalmente em decorrência de sua cor. Nos EUA, os negros eram