Radioatividade
1- Como a Radioatividade foi descoberta?
A radioatividade foi descoberta pelo físico francês Antonie Henri Becquerel no século XIX, em 1896. Becquerel fez vários estudos, pois queria saber se uma substância fluorescente emitiria raios X quando exposta ao sol. Após vários estudos (e em um dia nublado!), Becquerel guardou uma pedra de urânio junto de uma chapa fotográfica em uma gaveta. Alguns dias depois, percebeu que a chapa fotográfica foi manchada pela pedra, então, ele concluiu que a radiação não era um efeito da luz, mas sim, propriedade de alguns elementos, como o urânio, por exemplo.
2- Defina radioatividade.
É o fenômeno pelo qual um núcleo instável (sem estabilidade) emite partículas e ondas para atingir a estabilidade. Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo.
3- Quais são as emissões radioativas e quais são suas características como número atômico, número de massa, velocidade e efeito de penetração.
· Alfa - a---As partículas alfa são constituídas de dois prótons e dois nêutrons, igual ao núcleo do hélio. Como os prótons são positivos e os nêutrons não possuem carga elétrica, as partículas alfa possuem carga de +2 e possuem menor poder de penetração e que consequentemente trazem menor dano aos seres vivos;
· Beta – b---São partículas com carga negativa sendo atraídas pelo polo positivo; As partículas betas são semelhantes a elétrons com massa desprezível e sendo representadas por β-; Seu poder de penetração é maior que o da emissão alfa, sendo médio.
· Gama – g--- não é partícula e não tem carga elétrica; A emissão gama é na verdade uma onda eletromagnética de alta energia; É a emissão que possui o maior poder de penetração das três e pode causar danos irreparáveis ao organismo humano, pois pode atravessá-lo.
4- A