Radioatividade
RADIOATIVIDADE
Os átomos chamados de radioativos são átomos que apresentam instabilidade nuclear. Na tentativa de alcançar a estabilidade em seu núcleo, estes átomos emitem algumas partículas chamadas de radiação ou emissões radioativas, transformando-se em átomos com números atômicos ou de massa diferentes dos originais. A esse fenômeno, descoberto por Henri Becquerel, no elemento urânio, em 1896, denominamos radiatividade.
Emissões Radioativas
Emissões (alfa): A partícula alfa é dotada de dois prótons e dois nêutrons, semelhantes ao núcleo do elemento hélio. Isso significa que quando uma partícula alfa é emitida por um isótopo radioativo, saem de seu núcleo dois prótons e dois nêutrons. Quando uma partícula alfa é emitida, o átomo perde quatro unidades de massa e duas unidades em seu número atômico.
Representação: (massa = 4, carga = +2).
Emissões (beta): São elétrons emitidos pelo núcleo em alta velocidade.
Quando há emissão de partícula beta () é porque ocorreu no núcleo a transformação. Um nêutron se transformou em um próton, um elétron em um neutrino. Quando há emissão beta, não há alteração na massa, pois um nêutron foi substituído por um próton; a partícula beta é o elétron.
Representação: (massa = 0, carga = -1).
Reações Nucleares
Quando dois núcleos se movem um em direção ao outro e, apesar da repulsão coulombiana, se aproximam o suficiente para que haja interação entre as partículas de um com as partículas do outro pelas forças nucleares, pode ocorrer uma redistribuição de núcleons e diz-se que aconteceu uma reação nuclear. Usualmente, as reações nucleares são produzidas bombardeando-se um núcleo alvo com um projétil, que pode ser algum tipo de partícula ou núcleo