RADIOATIVIDADE
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar informações importantes sobre radioatividade pela matéria de Química com o professor NOME DO PROFESSOR. A seguir serão encontrados de forma sintetizada alguns dos resultados obtidos a partir de pesquisas feitas em livros e em sites da internet, serão apresentados de forma clara e objetiva para que haja melhor entendimento sobre as principais questões que delimitam o tema.
A pesquisa foi importante, uma vez que foi possível ler e esclarecer algumas dúvidas sobre o tema proposto, levando assim ao melhor aprendizado, acrescentando ao conhecimento sobre um assunto que é de fundamental importância uma vez que passa a fazer parte também do cotidiano, como mostra o tópico e descrição sobre os efeitos radioativos no corpo e as utilizações industriais, médicas, etc.
O QUE É RADIOATIVIDADE
Radioatividade (ou radiatividade) é a propriedade de determinados tipos de elementos químicos radioativos emitirem radiações, um fenômeno que acontece de forma natural ou artificial. A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear. A fissão nuclear é um processo observado em usinas nucleares ou em bombas atômicas.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a idéia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?
- No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.
- Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie