RADIOATIVIDADE
1 INTRODUÇÃO........................................................................02
1. INTRODUÇÃO
RADIOATIVIDADE
As primeiras observações da radioatividade datam de 1896 e se devem ao físico francês Henri Becquerel, que estudava a luminescência de cristais havia alguns anos, e em particular interessava-se pela possível relação entre a fosforescência de certos sais, depois de irradiados pela luz solar, e a fluorescência do vidro de um tubo de raios X em funcionamento (os raios X foram descobertos no ano anterior, 1895). impressionando chapas fotográficas, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária,. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama.
Os fatores químicos,estados físicos pressão temperatura, não interferem na radioatividade pois ela não depende da nuvem e si porque seu núcleo é instável.
As emissões radioativas tornam-se perigosas na medida em que não podem ser vistas, sentidas, não produzem som, cheiro ou sabor,os efeitos podem variar de uma simples náusea,queda cabelos até câncer.
2. FUNDAMENTACAO TEORICA
2.1. RADIOATIVIDADE NATURAL
Em 1896,nota-se que sais de urânio manchavam o filme fotográfico e com isso Henri Becquerel sugeriu que este emitia raios. Já em 1897, Rutherford descobriu que eram cargas positivas que vieram a se chamar alfa(positiva) e beta(negativa), e começaram vastas pesquisas no campo da radioatividade com a descoberta do rádio e polônio. A radioatividade natural é o fenômeno em que os núcleos atômicos sofrem transformação e emitem radiações podendo, nesse processo formar novos elementos químicos.
2.2.