Radioatividade
Ao abordarmos o assunto radioatividade, podemos perceber sua repercussão negativa sob as pessoas, isto devido a grandes tragédias do passado.
Apesar destes infortúnios, a radioatividade auxiliou sobremaneira o avanço da medicina e da engenharia, dando início a utilização dos raios x, tratamentos quimioterápicos, usinas nucleares (apesar de ser uma fonte suja, quando mantida em suas devidas condições, proporciona grande “quantidade” de energia).
Abramos nossas mentes para visualizarmos este assunto com mais clareza.
2) O que é radioatividade ?
Radioatividade é o processo no qual os elementos químicos liberam radiações, este podendo ser natural ou artificial. O processo natural dá-se por meio da liberação da radiação de elementos encontrados na própria natureza, enquanto o artificial ocorre por meio da mutação ou fissão nuclear sofrida pelos mesmos.
3) Como foi descoberta ?
Em 1895, o cientista alemão Wilhelm Konrad Roentgen realizou uma experiência na qual reuniu tubos esvaziados de ar, que possuíam em seu interior, em lados opostos, lâminas (tubo de crookes) que, quando ligadas a um gerador, davam vazão à correntes elétricas, produzindo, assim, radiação luminosa.
“Roentgen envolveu um tubo com papelão preto. Casualmente, sobre uma mesa próxima, havia uma tela de papel impregnada de platinocianeto de bário numa das faces. A cada descarga do tubo, a tela iluminava-se com uma luz esverdeada. A produção deste fenómeno verificava-se, quer quando a face impregnada estava voltada para o tubo, quer quando isso ocorria com a superfície oposta. Roentgen chegou então à conclusão de que a tela era atingida por uma radiação invisível Durante semanas sucessivas, Roentgen dedicou-se exclusivamente à identificação de outras propriedades da recém-descoberta radiação. Em vista da incerteza que nutria quanto à sua natureza, deu-lhe o nome de raios X.”
Observemos abaixo o esquema da experiência :
A falta de respostas de Roentgen proporcionou à outros