Radio
Embora se encontrem vários trabalhos que buscam recuperar a memória do rádio em
Pernambuco,ainda é pouco o que se tem escrito em relação ao que ele representou para a região e certamente para a história da radiodifusão brasileira.Ao se falar em pioneirismo é impossível não citar a Rádio Clube de Pernambuco que foi escola do rádio brasileiro,o “Canhão do Nordeste”,que com os seus 100 Kw de potência varreu o Nordeste, e o Brasil e o mundo – através das suas ondas curtas até algumas décadas atrás, com um rádio de sotaque genuinamente pernambucano, nordestino, como a alma de nossa gente.
O Rádio em Pernambuco
Com as grandes mudanças ocorridas durante todas as décadas em que o rádio teve sua audiência garantida nos lares e estabelecimentos de todo o Brasil, chegamos aos dias atuais, onde as grandes rádios e suas emissoras são em sua maioria FM, trazendo para a população um outro tipo de programação, acompanhando as novas gerações que surgem e assim, se adequam as novas mídias.
Como grande exemplo de Rádio FM destaca-se a Rede Jovem Pan (diferente da Jovem Pan 2 FM), que é uma rede de emissoras de rádio brasileira voltada ao jornalismo e transmissão esportiva, a
Rádio Jovem Pan 2 FM, também conhecida como Rede Jovem Pan Sat é uma rede de rádios brasileira em FM voltada ao público jovem. Se encontra em vários estados do Brasil e també m em outros países, como: Estados Unidos, Japão e países do Mercosul como a Argentina.
A rede quando foi inaugurada em 2004 em Recife, teve desde o início uma grande audiência devido a sua programação musical e sua influencia nas Regiões Sul e Sudeste, atraindo o público local para seus programas e promoções interativas.
Não podendo ser deixada de lado a Rede Transamérica, que foi a primeira rádio FM de Pernambuco, além de ser uma rádio com mais de 70% de cobertura no território nacional com sede também no
Japão.
A partir dessas novas rádios e sua programação quase que totalmente musical, atrai a