Radicais Gregos e Latinos
Entendendo-se “palavra” como a unidade mínima que pode ocorrer livremente, e sabendo ser ela a unidade máxima de estudo da morfologia, detecta-se a necessidade de conhecer algumas de suas características primordiais, tais como o processo de formação que lhe dá origem e as propriedades dos elementos que a compõem. É, pois, momento de conhecer outras especificidades características do processo de formação das palavras.
Para dar continuidade ao processo de aquisição dos saberes morfológicos convém saber que a Língua Portuguesa é permeada de influências grego-latinas e, ao observar os elementos representativos dessa influência, portar a capacidade de identificá-los. Esse multiculturalismo linguístico pode ser observado através de um estudo etimológico acerca dos radicais e prefixos predominantes na formação de palavras deste idioma. A princípio, o estudo etimológico a que nos propomos será limitado à exposição “termo → significado → exemplo".
Radicais Gregos
O conhecimento dos radicais gregos é de indiscutível importância para a exata compreensão e fácil memorização de inúmeras palavras.
Alguns Exemplos de Radicais Gregos:
Radical Sentido Exemplo acro alto, elevado acrobata aero ar aeronáutica agogo o que conduz pedagogo algia dor nevralgia amaxo carro amaxofobia andro homem andróide antropo homem antropologia arcaio/arqueo antigo arqueologia arquia governo monarquia auto por si mesmo automóvel
Alguns Exemplos de Radicais Gregos:
Radical Sentido Exemplo agri campo agricultor ambi ambos, duplicidade ambíguo arbori árvore arborizar avi ave avicultura beli guerra beligerante bi, bis duas vezes bípede, bisavô calor (i) calor