Radiações
Nosso planeta está exposto à radiação cósmica (partículas com grande energia provenientes do espaço) e a radiação proveniente de elementos naturais radioativos existentes na crosta terrestre como potássio, césio, etc.
Tipos de Radiações
As radiações podem ser de dois tipos: corpusculares e eletromagnéticas, quando possuem energia suficiente atravessam a matéria ionizando átomos e moléculas, e assim modificando-lhes o comportamento químico.
Existem 3 tipos de radiações que são elas:
- Alfa: A partícula alfa é formada por dois prótons e dois nêutrons e por isso é semelhante ao núcleo de hélio. A distância que a partícula percorre antes de parar é chamada alcance. O alcance das partículas alfa é muito pequeno, cerca de 0,33x10-2 cm no tecido humano e 0,55cm no ar, sendo detida por uma folha de papel. Seu uso em humanos é proibido e a ingestão de alimentos contaminados com emissão alfa é muito grave.
- Beta: A partícula beta tem a massa do elétron, e pode ser negativa (negatron) ou positiva (positron). Seu alcance no tecido humano é de 0,50cm e no ar é de 420cm. Ela é capaz de atravessar vários centímetros de uma camada de ar, e betas mais energéticas passam uma folha de papel ou de lamina pouco espessa de mica.
- Gama: Os raios gamas são ondas eletromagnéticas extremamente penetrantes. Eles interagem com a matéria pelo efeito fotoelétrico, Compton ou pela produção de pares, e nesses efeitos são emitidos elétrons ou pares elétron – pósitron, que por sua vez ionizam a matéria. Seu alcance no tecido humano é de 9,91cm e no ar é transparente. As radiações gama são as menos ionizantes, mas seu perigo reside justamente na dificuldade de proteção.
Proteção contra radiação
Pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção aos que trabalham com radiação e à população em geral.
Três grandezas físicas são definidas para medir a radiação:
1. Exposição (X)
Os raios X ou gama, ao interagir com os átomos de um meio,