Radiação
RADIAÇÃO – SUAS INTERAÇÕES E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS 1. INTRODUÇÃO A radioatividade foi uma das maiores descobertas da humanidade. Atualmente, sua utilização é vasta, com aplicações em várias áreas, como na medicina, agricultura, indústrias, etc. Com isso, houve uma contribuição significativa para os conhecimentos desenvolvidos no século XX.
Em física, a radiação é a propagação da energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com uma certa velocidade. A luz solar, é um exemplo de energia que chega até nós através do vácuo, por irradiação (uma forma de propagação de calor).
Dependendo da quantidade de energia, a radiação pode ser considerada não ionizante, quando possui relativamente pouca energia, ou ionizante, quando possui relativamente muita energia.
A primeira é a mais conhecida por nós, ela existe em muitas das coisas ao nosso redor, como por exemplo, as ondas hertzianas (de rádio e televisão), as microondas, raioX
(de exames de diagnósticos), etc. A segunda, por outro lado, não é tão conhecida, pois é emitida de núcleos atômicos instáveis, podendo causar ionização, ou seja, é capaz de ganhar ou perder elétron, formando assim os íons (átomo carregado positivamente ou negativamente). 2. APROFUNDANDO SOBRE O ASSUNTO Até o século XX acreditavase que os átomos eram as menores partículas da matéria.
Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Além disso, descobriuse que cada átomo tem suas particularidades, por exemplo, o hidrogênio tem número atômico igual a 1 enquanto o urânio apresenta número atômico 92, e ainda foi constatado que alguns desses elementos químicos são estáveis e outros são fisicamente instáveis ou radioativos. Assim,