Radiação
Definição de radiação
Quando se fala em radiação já pensamos no poder destruidor das bombas atômicas ou o perigo das usinas nucleares, mas
Radiação é toda energia que se propaga em forma de onda através do espaço. Neste conceito de radiação se inclui a luz visível, a infravermelha, a ultravioleta, as ondas de rádio e televisão, o infrassom, o ultrassom, a eletricidade e os raios X.
Dependendo da quantidade de energia, uma radiação pode ser descrita como não ionizante ou ionizante.
O que inclui na radiação:
Radiação Infravermelha, é um tipo de radiação eletromagnética não ionizante, talvez a mais usada pela maioria das pessoas.
Responsável pela troca de calor de um corpo para outro.(Ex:
Ferro de passar roupa).
Radiação Ultravioleta, é mais um tipo de radiação de eletromagnética, está presente na vida de todos os seres humanos, pelo menos a que ‘’ pega sol’’ .
Infrassom(-) e Ultrassom(+), ondas inferiores a 20 hertz são chamadas de Infrassom a 20 000 hertz são chamadas de ultrassom. Apesar de não conseguirmos ouvir os infrassons e os ultrassons, existe alguns seres do reino animal, como o morcego e o golfinho, que são capazes de perceber esses sons.
Capacidade humana é entre 20Hz e 20 000Hz.
Radiação Ionizante
Energia e partículas emitidas de núcleos instáveis são capazes de causar ionização. Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama.
Radiações Ionizantes Alfa (a), Beta (ß) e Gama (?)
Característica: o Alfa (a) Possui o menor poder de se infiltrar, porém, possui uma alta taxa de ionização. Dificilmente consegue entrar nas primeiras camadas epiteliais da pele, mas se inalada ou ingeridas podem causar danos significativos e a pessoa se torna fonte radioativa.
o