Racionalismo Metodol Gico
O funcionalismo metodológico-didático é indissociável de Walter Gropius e da Bauhaus.
Bauhaus: Escola de desenho e arquitectura, fundada em Weimar, Alemanha, por Walter Gropius, em 1919, herdeira de várias experiências pedagógicas e artísticas ocorridas na Europa desde o século XIX (movimento inglês Arts & Crafts).
Objectivo: «o objectivo da Bauhaus é a obra de arte total – o edifício – na qual não existem quaisquer barreiras entre as artes estruturais e as artes decorativas» (Walter Gropius).
No curto período da sua existência, tornou-se centro de todas as correntes artísticas europeias. Foi muito mais que um exemplo de arquitectura: nela se ensinava também pintura e design, criação de novos padrões de mobiliário e de tecidos. Foi um foco de atenção de artístas de toda a Europa e de todas as áreas.
Quando os Nazis ascenderam ao poder, a Bauhaus foi encerrada (1933) porque era muito polémica e era vista pelos críticos nacionalistas e totalitários como demasiado interventiva no plano artístico, social e político. O dirigismo nazi era o oposto aos ideais de liberdade e criatividade da Bauhaus.
Legado:
Criação artística ao serviço das necessidades elementares do quotidiano;
Significativa renovação em todos os ramos da criação artística, desde a arquitectura até às então chamadas “artes menores” e actualmente designadas por novas disciplinas artísticas - foi com este movimento artístico que o design adquiriu o estatuto de arte, quando aplicado à criação de novos padrões de mobiliário e de vestuário;
Características do movimento Bauhaus:
1. Ao contrário da concepção de Le Corbusier, a planta da obra não deve circunscrever-se a um rectângulo rígido.
2. Predilecção pelas paredes e os ângulos de vidro, que revelam o interior do edifício e a consequente ligação do edifício ao terreno natural circundante.
3. Preocupação com a intervenção estética dos objectos no quotidiano - «Para nós, a obra de um arquitecto não tem valor “em si