Raciocínio Lógico
Prof. Antonio Gouveia
ALUNO/A: ANA VERA BARROS GOMES PÓLO: IGUATEMI
ATIVIDADE VIRTUAL PRAZO DE POSTAGEM: ATÉ 21/03/2014, às 23h55min
A partir da leitura das aulas de nossa disciplina, responda as questões abaixo:
1. Qual a relação entre Razão e Inteligência? (Valor: 1,0 pontos)
Resposta:
Tanto a razão quanto a inteligência são capacidades mentais que permitem ao homem construir saber, conhecimento em consonância com a realidade. Esses conceitos são muito importantes na construção do conhecimento coerente e verdadeiro.
A razão é uma faculdade consciente e intelectual do homem. Mas existem situações em que o homem não pode utilizar a razão ou a mesma é limitada. É nesse momento que utilizamos outra faculdade de nossa mente: a inteligência. Esta, formalmente, pode ser definida como a capacidade de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender. No entanto, há também a visão e inteligência apresentado pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner, que define a inteligência como “a capacidade de solucionar problemas ou elaboarr produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural”.
2. Elabore um texto de 10 a 15 linhas, apresentando uma análise (resumida) sobre a contribuição dos filósofos e matemáticos na sistematização do conhecimento sobre a Lógica. (Valor: 2,0 pontos)
Resposta:
Foi através dos fragmentos de Parmênides que surgiu a primeira explanação de um princípio lógico norteador da construção do raciocínio. Esse princípio lógico foi chamado de princípio da identidade. Pois, para Parmênides, o caminho correto na busca da verdade seria realizado através do pensamento. E este exige identidade e permanência. Esse princípio da identidade seria abordado, posteriormente, por Platão e Aristóteles.
Platão baseia seu entendimento sobre a realidade através do método dialético, em forma de diálogos. Estes tinham como objetivo fazer com que as ideias passassem do mundo das contradições, da mudança, para o