Pesquisa Engenharia De Requisitos
Engenharia de Software I – Prof. Drª. Daniela Gibertoni.
ENGENHARIA DE REQUISITOS
A Engenharia de Requisitos trata do levantamento, modelagem, especificação, verificação e manutenção das propriedades que um produto ou serviço de software deve manifestar antes, durante e depois da sua realização, através da Engenharia de
Requisitos podemos ajudar a levar a um entendimento de qual será o impacto do software sobre o negócio, quais são as necessidades do cliente e como os usuários finais irão interagir como o software.
Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acorde com o usuário. De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.
Requisitos Funcionais e Não-Funcionais:
Funcionais: São os requisitos sobre o que o sistema deve fazer, são as suas funções e informações presentes no software.
Não-Funcionais: Definem propriedades e restrições do sistema como tempo, espaço, linguagem utilizada.
ESTAPAS DA ENGENHARIA DE REQUISITOS:
CONCEPÇÃO: É o início do projeto, nessa etapa procura-se ter uma conversa informal com os interessados no software a fim de antecipar o trabalho envolvido no software a ser projetado e construído. É estabelecido um entendimento básico do problema, as pessoas que procuram pela solução desejada e a colaboração com os demais interessados e a equipe que será encarregada pelo software.
LEVANTAMENTO: É definido os objetivos de cada um para o sistema, qual será o objetivo do sistema, como o sistema atenderá às necessidades da empresa e como o sistema deverá ser utilizado no dia a dia (ESSA ETAPA DEVE SER
REALIZADA COM MUITA ATENÇÃO)
ELABORAÇÃO: Etapa na qual as etapas anteriores são expandidas e refinadas. A elaboração é realizada através da criação e refinamento de cenários de usuários que descrevem como o usuário final irá interagir com o sistema.