Raciocínio cientifico
Pesquisa de Semmelweis
Hipótese 2 : A sobrelotação era a causa da mortalidade por febre puerperal nas mulheres na Primeira Divisão
Teste: Na verdade a lotação era superior na Segunda Divisão, o que em parte se devia ao esforço das pacientes para evitar a colocação na Primeira Divisão.
Resultado: Negativo, hipótese refutada.
Hipótese 3 : Existiam diferenças no tratamento e na dieta das pacientes entre as divisões causando a febre puerperal.
Teste: Os tratamentos que as pacientes recebiam eram os mesmos não havendo diferenças entre as duas divisões nos tratamentos gerais
Resultado: Negativo, hipótese refutada.
Hipótese 4 : Exames descuidados dos estudantes de medicina, que recebiam a sua preparação de obstetrícia na Primeira Divisão
Teste: Os danos que resultam naturalmente do processo de nascimento são muito mais profundos dos que o que podem ser causados por exames, e as parteiras do Segundo Serviço examinavam as pacientes do mesmo jeito que os estudantes de medicina do Primeiro Serviço.
Resultado: Negativo, hipótese refutada.
Hipótese 5 : Na Primeira divisão a presença do padre, e da campainha do seu ajudante, tinha um efeito aterrorizante nas pacientes, o que as tornava mais propensas a contrair a febre.
Teste: O padre a seguiu outro caminho para chegar á enfermaria foi silenciosamente e sem ser observado. No entanto, a mortalidade não diminuiu na Primeira Divisão.
Resultado: Negativo, hipótese refutada.
Hipótese 6 : Na Primeira Divisão as mulheres davam à luz de frente, enquanto que na Segunda Divisão davam à luz de lado.
Teste: Introduziu o uso da posição lateral na Primeira Divisão, mas a mortalidade não diminui.
Hipótese 7 : A febre era causada por material infeccioso, porque no primeiro serviço os médicos costumavam vir diretamente da sala de autópsias para examinar as mulheres grávidas, lavando as mãos apenas superficialmente.
Teste: Todos os estudantes de medicina e médicos tinham que