Pré Requisitos Lógicos do Trabalho Cientifico
A Demonstração
A demonstração da tese é realizada mediante uma sequencia de argumentos, cada um provando uma etapa do discurso (método dedutivo) [...]. Pode-se proceder de maneira direta, quando se argumenta no sentido de provar que uma proposta de solução é verdadeira, sendo as demais falsas. E isto por decorrência das premissas [...]. A demonstração, porém, pode proceder de maneira indireta quando se demonstra ser falsa à alternativa que se opões contraditoriamente à tese proposta [...]. (p. 185)
Nota-se que os termos dissertação, demonstração, argumentação e raciocínio são tomados, muitas vezes, como sinônimos. [...] É, pois, lícito dizer que o discurso é, na realidade, um raciocínio ou ainda uma argumentação (p. 185).
[...] Dissertação é a forma geral do discurso e quer dizer que o discurso está pretendendo demonstrar uma tese mediante argumentos; demonstração é, pois, o conjunto sequenciado de operações lógicas que de conclusão em conclusão chega a uma conclusão final procurada; argumentação é entendida como uma operação, uma atividade executada durante a demonstração pelo uso dos argumentos; já raciocínio é um processo lógico de conhecimento, operação mental específica que pode servir inclusive de argumento para a demonstração (p.185).
A argumentação [...] funda-se na evidência racional e na evidência dos fatos. A evidência racional, por sua vez, justifica-se pelos princípios da lógica. [...] A apresentação dos fatos é a principal fonte dos argumentos científicos. Daí o papel das estatísticas e do levantamento experimental dos fatos (p.186).
Argumentar consiste, pois, em apresentar uma tese, caracterizá-la devidamente, apresentar