Rachão
OBJETIVO
O OBJETIVO deste documento é fazer uma explanação dos procedimentos que serão utilizados na execução das Cravações das Estacas Pré-moldada de Concreto visando garantir as Cargas admissíveis de cada Estaca do Projeto.
REFERÊNCIAS DOCUMENTAIS
As descrições a seguir baseiam em documentos Normalizados no Brasil:
- NBR 6122/2010 - Projeto e Execução de Fundações
- NBR 6118 - Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado
- NBR 8681 - Ações e Segurança nas Estruturas
- NB 9000 - Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade
QUALIDADE DOS SERVIÇOS
A qualidade dos serviços depende dos procedimentos executivos (Anexo D) NBR-6122/2010 e do condicionamento do comprimento da estaca para a carga admissível de projeto.
Esse condicionamento deve ser feito através dos procedimentos indicados a seguir, durante a fase de instalação da estaca.
INSTALAÇÃO DA ESTACA NO SOLO
EQUIPAMENTO
A cravação das estacas será executada por meio BATE - ESTACAS com martelo de queda livre.
Para se distribuir uniformemente as tensões dinâmicas devidas ao impacto do martelo nas estacas, será instalado entre este e o topo da estaca, um CAPACETE metálico dotado na sua parte superior de CEPO de madeira dura. Sobre o CEPO de madeira é que se aplica a queda do martelo.
Na parte interna do capacete onde é encaixada a Estaca é instalado Coxim de Madeira Compensada antes da introdução da Estaca no Capacete que amortecerá o impacto e protegerá a cabeça das Estacas.
INSTALAÇÃO POR CRAVAÇÃO
A cravação é iniciada posicionando-se o equipamento no piquete de marcação da Estaca a ser Cravada. Faz-se o Aprumo do Equipamento e com o cabo de aço auxiliar arrasta-se a estaca o mais próximo da Torre.
Daí levanta-se o Martelo junto com o Capacete até o alto da Torre e em seguida levanta-se a Estaca até a mesma encaixar no Capacete de Aço.
Em seguida a estaca é assentada sobre o local marcado previamente com o