Trovadorismo
(A) apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
(B) dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.
(C) ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
(D) trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
Análise
Para decidir se A Vassoura apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa, o aluno deve saber que em charges e quadrinhos as linguagens verbal e não verbal se complementam. Assim, ele percebe a interação entre o desenho carregado de ironia e o texto escrito.
Orientações
Se o descritor requer a habilidade de reconhecer relações entre recursos verbais e não verbais, é fundamental oferecer às crianças a oportunidade de ler obras que integrem textos verbais com material gráfico: as tradicionais histórias em quadrinhos, charges em jornais e textos publicitários e tirinhas, entre outros. Além disso, também é possível ampliar esse contato com os textos de outras disciplinas que incluam mapas, gráficos e tabelas.
2. A menina do texto
(A) chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
(B) está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.
(C) reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
(D) usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.
Análise
A compreensão da tirinha de Mafalda oferece um grau de dificuldade maior do que o apresentado na questão anterior. A criança tem de ter familiaridade com o gênero, ler todos os quadrinhos, compreender a sequência de falas e identificar a expressão de irritação e braveza da personagem no fim, assim como a relação que estabelece com a situação contemporânea de crise econômica.
Orientações
Um exercício interessante para ampliar a familiaridade e os conhecimentos da classe sobre textos desse tipo é selecionar tirinhas de vários autores e comparar a maneira de cada um deles usar os recursos típicos desse gênero. Por exemplo: os diferentes tipos de balão, as onomatopeias, o recurso de articuladores de tempo no topo do quadrinho etc.
Identificar