qwwwwer

819 palavras 4 páginas
Alotropia
Foi um nome criado por Jöns Jacob Berzelius e que hoje designa o fenômeno em que um mesmoelemento químico pode originar substâncias simples diferentes. As substâncias simples distintas são conhecidas como alótropos. Estes alótropos são diferentes modificações estruturais do elemento, ou seja, os átomos do elemento estão ligados entre si de uma maneira diferente.
A capacidade de um elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes é denominada de Alotropia

Exemplos:
1- O gás oxigênio (O2) e ozônio (O3) diferem um do outro na atomicidade, isto é, no número de átomos que forma a molécula.
Dizemos então que o gás oxigênio e o ozônio são as formas alotrópicas do elemento químico oxigênio. O oxigênio existe no ar atmosférico, sendo um gás indispensável à nossa respiração. O ozônio é um gás que envolve a atmosfera terrestre, protegendo-nos dos raios ultravioleta do sol.
2 - Carbono (C): Seus átomos podem se unir de várias formas diferentes formando inúmeras substâncias. O diamante e a grafite são substâncias simples formadas apenas por carbono, a grande diferença entre elas é a maneira como os átomos ficam organizados nas moléculas, ou seja, o rearranjo dos átomos. A grafite representa a forma mais estável do carbono, já o diamante, só é conseguido com pressões e temperaturas altíssimas.
3 - O fósforo vermelho e o fósforo branco são alótropos do elemento químico fósforo, que diferem entre si pela atomicidade.
OBS: ALOTROPIA refere-se somente a SUBSTÂNCIAS SIMPLES.
Polaridade
Polaridade, em eletrônica é a condição elétrica que determina o sentido, no qual uma corrente elétrica tende a circular. Geralmente aplicada a baterias e outroscomponentes eletrônicos de corrente contínua.
Também considera-se polaridade a qualidade de cargas elétricas opostas, sendo uma negativa e outra positiva.
Em magnetismo, considera-se a polaridade sendo a qualidade de pólos magnéticos opostos, Norte e Sul respectivamente.
Na química também há

Relacionados