QWEQWWDQW
437 palavras
2 páginas
Transformações Reversíveis :Transformações reversíveis são aquelas que ocorrem nos dois sentidos, podendo voltar ao seu estado inicial. Isso ocorre geralmente em transformações mecânicas sem atrito. Uma transformação considerada reversível é quando houver uma ligação entre estados intermediários bem definidos em qualquer momento da transformação. Para que isso aconteça, a transformação deve ser lenta, sendo então denominada quase estática.
Na figura acima temos um recipiente com êmbolo móvel, sem atrito com as paredes e contendo uma massa gasosa. Ao colocarmos um saquinho de areia sobre o êmbolo, veremos que rapidamente ele desce, comprimindo o gás contido nele. Em consequência dessa compressão gasosa, regiões próximas ao êmbolo passam a ter temperatura, volume e pressão diferentes do restante da massa gasosa contida no êmbolo. Isso faz com que o gás não tenha estados definidos entre os estados inicial e final.
Dessa maneira, é impossível que obtenhamos os mesmos estados intermediários ao retiramos o peso de areia. Nesse caso, consideramos o processo como sendo irreversível. No entanto, se colocarmos a areia de pouco em pouco, teremos, para cada porção colocada sobre o êmbolo, um estado bem definido.
Ao retirarmos a areia, de pouco em pouco, podemos, então, reproduzir todos os estados intermediários, tendo assim uma transformação reversível, ou seja, quase estática.
A ideia de entropia, uma grandeza física que encontra sua definição dentro da área da termodinâmica, surgiu no seguimento de uma função criada por Clausius a partir de um processo cíclico reversível. Sendo Q o calor trocado entre o sistema e sua vizinhança e T a temperatura absoluta do sistema, em todo processo reversível a integral de curva de
só depende dos estados inicial e final, sendo independente do caminho seguido. Portanto deve existir uma função de estado do sistema, S = f (P, V, T), chamada de entropia, cuja variação em um processo reversível entre os estados inicial e