Química
O “ECR” (Efficient Consumer Response ou Resposta Eficiente ao Consumidor) é um movimento global onde as empresas industriais e comerciais, ao lado dos demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões de excelência capazes de minimizar os custos, aperfeiçoar a produtividade e, consequentemente as margens de lucro em suas relações. Visualiza a cadeia de suprimentos como um fluxo integrado e único de todas as funções do negócio, oferecendo melhorias ao consumidor.
O ECR abrange uma série de tecnologias, métodos e processos e sua melhora é verificada por meio da aplicação de quatro importantes estratégias, que lhes dão sustentação: * Reposição Eficiente de Produtos; * Sortimento Eficiente de Produtos; * Promoção Eficiente de Produtos; * Introdução Eficiente de Produtos.
Essas estratégias contam com o apoio de dois processos-chave: gerenciamento por categorias e reposição contínua de produtos, assim como com o suporte de diversas tecnologias e métodos: códigos de barras/scanners, troca eletrônica de dados, pedido ordenado por computador, cross-docking, entrega direta em loja e custeio baseado em atividades. Estas tecnologias fornecem a estrutura para a adoção dos processos que são fundamentais para a concretização das estratégias do ECR.
Finalidade
Com o ECR é possível determinar quantidades exatas e momento de reabastecimento de cada unidade, evitando problemas de estoque. O ECR mostra através de informações em tempo real as características de cada empresa, o mix adequado de produtos para cada cliente, a demanda e o comportamento de cada região dimensionando, assim, melhor o estoque entre elas.
O ECR tem por objetivo a troca de informações entre a indústria e varejo, geralmente é mais aplicado no setor alimentício. Exemplo
O cliente compra uma caixa de sabão OMO pela manhã de determinado dia. Ao passar no