Química
Para começar o experimento 1,reação de dupla troca, foi necessário etiquetar de 1 a 7 os tubos de ensaio e transferir com o auxilio de uma pipeta graduada aproximadamente 3ml de cada solução e em seguida observar se houve reação por meio de mudança de cor,formação de gases ou precipitados e mudança de temperatura.
Tubo 1
Reação de dupla troca entre hidróxido de amônio e nitrato de ferro III
*********
Iniciando o tubo 1 com hidróxido de amônio incolor à concentração de 0,7 mol/L e em seguida nitrato de ferro III incolor à 0,1 mol/L observou-se mudança de cor de incolor para amarelo e também a formação do precipitado hidróxido de ferro III.
Tubo 2
Reação de dupla troca entre nitrato de chumbo e iodeto de potássio.
************
Colocou-se nitrato de chumbo incolor à concentração de 0,1mol/L e adicionou iodeto de potássio incolor a concentração de 0,1 mol/L podendo assim analisar alteração na cor da solução , de incolor para amarelo(gema) havendo também precipitado mais denso que o liquido , iodeto de chumbo II.
Tubo 3
Reação de dupla troca entre sulfato de cobre II e cloreto de bário.
**************
Adicionando sulfato de cobre II com coloração azul claro de concentração 0,1mol/L e logo após cloreto de bário incolor de concentração 0,1mol/L , formou-se uma solução turva com cor azul esbranquiçado e a formação de precipitado , sulfato de bário.
Tubo 4
Reação de dupla troca entre hidróxido de amônio e acido clorídrico .
**************
Foi inserido hidróxido de amônio incolor a concentração de 0,7mol/L e acido clorídrico incolor a concentração de 0,5mol/L.Assim foi possível visualizar que não houve alteração na cor da solução , porém houve formação de precipitado, cloreto de amônio.
Tubo 5
Reação de dupla troca entre hidróxido de sódio e cloreto de bário.
*****************
Adicionando-se hidróxido de sódio