Química
A produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
O cal é produzido a uma temperatura de aproximadamente 850 °C. Para a produção da cal hidratada, que é utilizada na construção civil, é preciso que aconteça uma reação entre a cal virgem e a água (H2O).
Tanto a cal virgem, quanto a cal hidratada são amplamente utilizadas pelo homem. Suas aplicações vão desde a construção civil ao preparo de tintas alcalinas, construção de estradas, nas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, na fabricação de aço e alumínio e em diversos processos químicos e industriais.
A cal também pode ser utilizada na agricultura, na recuperação de solos ácidos, e na saúde e na preservação ambiental, como bactericida e saneador de ambientes.
Interações Químicas
Basicamente, duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: são as forças intermoleculares, isto é, entre moléculas, e as forças intermoleculares, que agem no interior dessas moléculas, entre dois ou mais átomos. As forças intermoleculares podem ser descritas, sucintamente, como Pontes de Hidrogênio ou Forças de Van der Waals. As forças intermoleculares são as famosas ligações químicas, que podem ser do tipo iônico, covalente ou metálico. O propósito deste texto é abordar aspectos referentes às forças intermoleculares, isto é, referentes às ligações químicas.
Sem nenhuma dúvida, ainda hoje as forças que atuam entre átomos representam um dos aspectos mais intrigantes de todo o estudo da química. Destas forças, as mais fortes são as ligações químicas, responsáveis pela união estável de átomos, resultando na formação de moléculas, sendo estas as bases constituintes de toda matéria que conhecemos.
As ligações químicas representam interações entre dois ou mais