Química
Química é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas, as transformações que ocorrem e a energia envolvida nessas transformações.
Matéria: É tudo que existe no universo e tem massa (Ex.: árvore, alumínio, água, ar, cadeira, etc.). Corpo: porção limitada de matéria (pedaço de madeira); Objeto: parte da matéria com alguma finalidade (cadeira de madeira).
Toda matéria é formada por substâncias que podem ser: Substâncias simples: formadas por somente uma espécie de átomos ou somente um tipo de elemento químico. (Ex.: H2 – hidrogênio; O2 – oxigênio; Fe – Ferro); Substâncias compostas: Formadas por mais de uma espécie de átomos ou por mais de um tipo de elemento químico. (Ex.: H2O – água, formadas por hidrogênio e oxigênio; NaCl – Cloreto de sódio, formados por sódio e cloro).
Ao longo do tempo, sob certas condições, a matéria se transforma, essas transformações são chamadas de fenômenos, como por exemplo, o frio intenso transforma a água líquida em gelo; o fogo transforma a madeira em cinzas, os frutos apodrecem.
Alguns fenômenos (transformações) podem ser reversíveis, isto é, desfeitas. Fenômenos desse tipo recaem, em geral, no que chamamos de fenômenos físicos (transformações físicas), onde não ocorre a formação de uma nova substância, apenas a aparência e a forma são alteradas. Ex.: derreter gelo, quebrar um copo de vidro.
Outros fenômenos são mais profundos e são irreversíveis, ou seja, não podem ser desfeitos, são os chamados fenômenos químicos (transformações ou reações químicas), onde ocorre a formação de uma nova substância, a composição dos materiais se alteram, formando um novo material. Ex.: queima do papel, formação de ferrugem.
Esses fenômenos, físicos ou químicos, envolvem a geração ou a utilização de energia que está intimidamente ligada à matéria. A energia é a capacidade