Química
CAMPUS DIADEMA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DISCIPLINA: QUÍMICA DAS TRANSFORMAÇÕES EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO Nº 9
Cinética
Profa. Dra. Ana Paula de Azevedo Marques
Prof. Dr. Leonardo José Amaral de Siqueira
Por: Ariany Bonadio
Brendo Takemitsu Ikeda
Raul Gustavo de Almeida
Diadema
I. Resumo
A princípio, é necessário informar sobre a reação que foi estudada durante o experimento, tal reação foi a de formação de enxofre coloidal.
A primeira etapa do procedimento experimental consistiu em estudar de que modo a variação da concentração de um determinado reagente influencia na velocidade de uma reação. Teoricamente, sabe-se que o aumento da concentração de um reagente conduz ao aumento da velocidade de sua reação, portanto essa era a observação esperada.
Foram utilizados cinco tubos de ensaio idênticos, nos quais foram preparadas soluções de tiossulfato de sódio com diferentes concentrações. Cada uma das cinco soluções ao reagir com ácido sulfúrico apresentou uma velocidade distinta conforme o esperado.
Em seguida, observou-se a influência da variação de temperatura na velocidade da reação. Foram anotados os tempos aproximados de reação em três temperaturas diferentes: ambiente (a 25ºC), em banho de gelo (a 5ºC) e em banho de água quente (a 35ºC). A referência para marcação de tempo foram os primeiros indícios de turvação (produto da reação) aparecer.
II. Objetivos
Estudar a influência das variações dos parâmetros cinéticos (concentração de reagente e temperatura) em relação à reação de formação de enxofre coloidal.
III. Introdução
O presente relatório apresenta as observações realizadas durante o experimento de Cinética, e os resultados obtidos. O método aplicado foi orientado pela apostila “Experimentos de Química de
Transformações 2011”, UNIFESP, Campus Diadema, 2011.
De acordo com o que foi estudado em aula teórica, a velocidade de uma reação química depende das