Química
UNOESC
CAMPUS DE XANXERÊ
ANNE CAROLINE CALIARI DEIVIDY MOCELIN GOLLO
FELIPE BORGES
QUÍMICA EXPERIMENTAL I: PREPARO DE SOLUÇÕES
XANXERÊ - SC
2014
1 INTRODUÇÃO
Na aula sobre “Determinação da densidade de líquidos e sólidos” foi visto como identificarmos substâncias através de suas propriedades intensivas físicas, dentre elas: ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. A densidade de uma substância se dá pela razão entre massa e volume, e a temperatura deve sempre ser levada em conta, já que, o volume da substância varia de acordo com a temperatura e assim também a densidade.
1.1 JUSTIFICATIVA
A densidade se define como a massa da unidade de volume. Um método adequado para medir o volume de um sólido, independente do seu formato, consiste em mergulhá-lo numa quantidade medida de água em uma proveta graduada. O aumento do volume, medido pela elevação da água, determina o volume do sólido.
Quanto maior a temperatura, maior é o volume de uma mesma massa de substância; em consequência, um aumento de temperatura produz, com muito poucas exceções, uma diminuição da densidade. Isto significa que, quando se exprime a densidade absoluta é necessário especificar a temperatura e pressão que foi feita a determinação. (TRINDADE et al, 2010, p.55)
1.2 OBJETIVOS
Na prática dessa aula, determinou-se a densidade de alguns sólidos e líquidos através de medidas de massa e volume das substâncias. Com isso, aprendeu-se a importância que essas características tem e que devem ser levadas em consideração para melhor entendimento da variação de seu volume e densidade, pois estão ligados à mudança de temperatura.
1.3 MATERIAIS E MÉTODOS
Proveta 10 mL
Amostra metálica (prego)
Erlenmeyer 125 mL
Termômetro
Béquer 25 mL
Pipeta volumétrica 10 mL
Balança
Sal de cozinha (NaCl)
1.4 MÉTODOS
1.5 Determinação da Densidade de Líquidos
Em uma proveta, colocou-se 13 mL