Química
A principal característica da divisão celular é a sua natureza cíclica. Uma das fases deste ciclo é designada por fase mitótica. Esta fase pode variar de um organismo para outro em pequenos pormenores, na maior parte das células eucarióticas o processo geral é semelhante.
A mitose corresponde ao conjunto de transformações durante as quais o núcleo das células eucarióticas se divide. Embora a mitose seja um processo contínuo, nela distinguem-se convencionalmente quatro subfases, a profase, metafase, anafase e telofase.
Profase * Esta é a etapa mais longa da mitose. Nesta fase ocorrem mudanças no núcleo e no citoplasma. * Os filamentos de cromatina enrolam-se, tornando-se cada vez mais grossos e mais curtos. * Cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrómero. * Os dois pares de centríolos começam a afastar-se em sentidos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático ou mitótico, constituído por um sistema de microtúbulos proteicos que se agregam para formar fibrilas. * Quando os centríolos atingem os pólos, o invólucro nuclear fragmenta-se e os nucléolos desaparecem.
Figura 1. Visualização da profase nas células do ápice da raiz da cebola
Metafase
* Os cromossomas atingem o seu máximo encurtamento devido a uma grande condensação. * Os pares de centríolos estão nos pólos da célula. * O fuso acromático completa o seu desenvolvimento, notando-se que algumas das suas fibrilas se ligam aos cromossomas, enquanto que outras vão de pólo a pólo. * Os cromossomas dispõem-se com os centrómeros no plano equatorial (plano equidistante entre dois pólos), voltados para o centro desse plano e com os braços para fora. Os cromossomas assim imobilizados constituem a chamada placa equatorial e estão prontos para se dividirem.
Figura 2. Visualização da metafase nas células do ápice da raiz da cebola
Anafase
* Na anafase dá-se a clivagem de cada um dos centrómeros,