Química
A gravimetria é um método analítico quantitativo no qual seu fundamento envolve a separação e pesagem de um elemento - ou composto do elemento - na forma mais pura e estável possível. Assim, esse elemento ou composto é separado de uma quantidade conhecida da amostra ou substância analisada.
Uma vasta multiplicidade de técnicas envolve a análise gravimétrica, em sua maioria envolve a transformação do elemento ou radical a ser determinado em um composto puro e estável a de estequiometria definida, cuja massa é utilizada para determinar a quantidade do analito original. Os cálculos são realizados, se baseiam em estequiometria (baseados no peso atômico e peso molecular) e cálculos simples e presentes diariamente no tratamento de dados em química analítica.
O objetivo deste procedimento experimental encontra-se na apresentação da análise gravimétrica - técnica da química analítica clássica- a partir da determinação de níquel (na forma de dimetilglioximato de níquel II) em uma amostra desconhecida (AMOSTRA DE NÚMERO 3). A determinação na forma do complexo de dimetilglioximato de níquel (II), foi escolhida pelo fato do
DMG ser (quase) um complexante exclusivo para o níquel, formandoe um precipitado vermelho de composição definida, baixa solubilidade e facilmente filtrável.
2. PARTE EXPERIMENTAL
2.1 Materiais e equipamentos:
→ 1 dessecador;
→ 1 pipeta volumétrica de 25mL;
→ 1 pró-pipeta;
→ 3 béqueres de 250mL com 3 vidros de relógio;
→ 2 bastões de vidro;
→ 1 béquer de 50mL;
→ 1 béquer de 100mL;
→ 1 conta-gotas,
→ 3 funis próprios de Gooch com placa de vidro sinterizada;
→ 1 pisseta;
→ 1 bacia plástica;
→ Sistema para vácuo completo (kitassato, adaptador p/ funil, trap).
2.2 Reagentes
→ Solução de NiSO4 de concentração desconhecida
→ Solução de NH4OH 1:1 (v/v);
→ Solução de HCl 1:1 (v/v); e
→ Solução reagente de DMG 1 % em álcool etílico.
2.3 Procedimento Experimenta
Após a higienização da vidraria a ser utilizada,