Química - Ácidos
- Definição de Ácido
De acordo com a definição de Svant Arrhenius, no final do século XIX, em sua teoria de dissociação iônica, é dito que determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, dão origem a íons positivos e negativos. As experiências em que Arrhenius se fundamentou se baseavam em condutividade elétrica em soluções aquosas. Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiu um ácido como sendo um composto, que dissociado em água libera íons H+.
H2SO4(l) 2H+(aq) + SO42-(aq) Arrhenius definiu as bases como sendo compostos, que dissociados em água, livera íons OH-.
NaOH (s) Na+(aq) + OH-(aq)
Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que é chamado de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor ao ocorrer.
A reação de neutralização se baseia na reação entre os íons H+ (do ácido) e os íons OH- (da base), formando água como um dos produtos.
H+ + OH- H2O
A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso.
- Propriedades Funcionais
Sabor ácido: É um sabor característico do limão, do abacaxi, e é devido à presença do cátion H+ que, diante das células da língua, produz essa acidez. Mas vale lembrar que jamais se deve experimentar um ácido, pois são altamente corrosivos.
Condutibilidade elétrica: A teoria de Arrhenius é muito importante para entender a condutividade elétrica, pois diz que quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão para nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estas se dividem em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a