Química - Reportagem: Calendário de tempestade
RESPOSTAS DA REPORTAGEM : “CALENDÁRIO DE TEMPESTADE”.
DISCIPLINA: Química Geral
CURSO: Engenharia de Produção
MARÇO/2010
*REPORTAGEM:
*Reportagem: Calendário de tempestade – Chuvas fortes e raios são mais comuns de terça a quinta; segunda é dia de céu claro.
-Responda:
1.Quem escreveu a reportagem?
R: A reportagem foi escrita por Renato Grandelle.
2.Que instituto é responsável pelo estudo?
R: A Nasa, no sudoeste dos EUA; e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no sudeste brasileiro; são responsáveis pelo estudo.
3.De que trata o estudo?
R: O estudo mostra como os poluentes emitidos pelo homem influenciam na formação de raios. E mostra que, como a atividade industrial e a circulação de veículos são mais intensas no meio da semana, as tempestades costumam ser mais comum nesse período, onde a probabilidade de registrar raios em um dia útil é 20% maior que nos sábados e domingos.
4.O que acontece em Cabo Frio?
R: Em Cabo Frio o assunto tratado pela reportagem praticamente não ocorre, pois não é uma cidade tão poluída e não tem um grande centro de atividades industriais, como no caso de São Paulo e Volta Redonda, cidades comentadas na reportagem.
5.Em caso de tempestades e raios, o que não de deve fazer?
R: Em caso de raios e tempestades, se a pessoa estiver em casa, não deve usar chuveiro ou torneira elétrica, não entrar em contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica (fogões, geladeiras, torneiras, canos), evitar ligar aparelhos e motores elétricos (para não queimar os equipamentos), afastar-se de tomadas, evitar utilizar o telefone, desconectar das tomadas os aparelhos eletrônicos, desligar os fios de antenas dos aparelhos e permanecer em casa até a tempestade passar.
Já se a pessoa estiver fora de casa, é preciso que evite contato com cercas de arame, grades,